Início

sábado, 8 de março de 2014

Sabesp reduziu a captação de água do Cantareira.

O racionamento de água na Capital e Grande São Paulo ainda não foi iniciada. A Sabesp reduzirá a captação de água no reservatório Cantareira - que apresenta o menor nível de água da história - a partir de segunda-feira (10/03/14). As bacias do Alto Tietê e do Guarapiranga terão água remanejada para manter a distribuição.

A redução de 10% na vazão máxima para a Região Metropolitana foi anunciada dia 06/03/14 (quinta-feira), e entrará em vigor na segunda-feira, dia 10.
A diminuição da oferta de água para a Grande São Paulo já é uma realidade. A oferta de 31 mil litros de água por segundo para 27,9 mil litros foi recomendada pelo comitê anticrise, que monitora o Cantateira; essa ação também foi determinada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE).
Voltou a chover em São Paulo, mas é necessário que chova nas cabeceiras das represas para que o nível das águas volte a se normalizar.


O ASSUNTO É BEM SÉRIO!!!

NÃO ADIANTA CONTAR COM A AJUDA DE SÃO PEDRO!!!

É incrível mas até pouco tempo pensou-se em usar o VOLUME MORTO do Cantareira. E o que é esse tal volume morto? Ora, é nada mais do que aquela lama que fica no fundo da represa. Essa saída não é tecnicamente viável antes de aproximadamente seis meses e sai muito mais caro do que um simples racionamento, segundo especialistas.
A natureza não polpa ninguém e não adianta mais ficar segurando uma situação que é inevitável: RACIONAMENTO.
Incomoda perceber a atitude dos governantes - que fazem de tudo para não se expor às opiniões negativas em ano de eleição. Se não fosse 2014, esse racionamento já era verdade em praticamente todo o Estado - e ninguém ia pensar no que o povo acha disso.
O racionamento de água é sim o mais sensato ato que se tem que fazer agora. E por que?
Porque enquanto alguns procuram fazer sua parte, evitando o uso da mangueira, e o desperdício da água, outras pessoas nem se dão conta do tamanho do problema, e tocam a sua vida normalmente, gastando um dia inteiro para lavar um quintal.
Quem economiza, e está ciente do que acontece, sabe muito bem que o racionamento é a única solução ideal agora.
Quem pensa que as últimas chuvas que aconteceram na Região Metropolitana bastaram para que tudo voltasse ao normal nas represas, está muito enganado. É preciso chover na divisa entre São Paulo e Minas Gerais - e é preciso chover muito, muito mesmo.
Cabe aí uma perguntinha básica para todos nós. De que lado você prefere estar? Do lado dos conscientes que economizam ou dos alienados que desperdiçam?
O assunto é sério... Então... DEIXA EU FALAR P!!! 


FAZ QUASE UM ANO....

No dia 13 de abril de 2013 fizemos uma publicação neste blog com uma entrevista realizada na Subprefeitura de São Mateus na qual fizemos uma série de perguntas ao Subprefeito Fernando, esse por sua vez nos recebeu muito bem mas, deixou as respostas à cabo da Assessoria Técnica em Gestão Ambiental da Subprefeitura na pessoa do Sr. Vicente Domingos Moreira.


Essa é a comunidade que se localiza à esquerda do cipoaba, ela também como o restante do bairro que se localiza do lado direito fazem a mesma pergunta...
Quando teremos esse bendito Parque?
Respostas burocráticas não vão trazer o Parque até a população, a resposta de quase um ano atrás do Sr. Vicente foi... que o atraso se devia ao fato do Projeto envolver três Secretarias independentes, SVMA, SIURB e 
SEAHB.

À população não interessa quem está ou não fazendo a sua parte no Projeto, ela quer o Parque pronto para o uso e isso requer um trabalho que alguns dos Srs. não está fazendo.


O problema da ocupação irregular continua e só tem crescido com o passar dos dias, a falta de definição quanto a implantação do Parque por parte do Poder Público só tem agravado esse quadro e como consequência disso a paciência da população que já foi pro espaço a muito tempo, tá além do limite, isso com certeza causa preocupação pois atitudes drásticas surgem nesses casos.
Nós trabalhamos todos os dias, então vamos levantar da cadeira Srs. e comecem a fazer a parte de vocês!
  

 
Olha só pra isso! Quando a área não está ocupada irregularmente e encontra-se livre, pronta pra receber as benfeitorias de instalação do parque, ela não é poupada de agressão não! Seria muita sorte ficar 100% disponibilizada, esgotos que são lançados irregularmente todos os dias no córrego cipoaba deterioram suas margens e causam erosão que chegam em algumas partes (como vemos na foto) até a rua. Não adianta jogar restos de construção para tentar sanar o problema, isso só polui mais. É necessário tomar as providencias que todos queremos... O PARQUE JÁ!!!                                                                                                                  
O sol pode nascer feliz sobre a comunidade que vive no entorno do cipoaba. Olhem para o céu com todas as suas cores! A natureza com certeza está fazendo a sua parte, vamos permitir que aqui em baixo haja um reflexo do que vemos no alto...
E DEIXA EU FALAR P!!!





Postagens: Vinicius O C da Silva e Carolina de Oliveira - Alunos do Projeto

Supervisão: Paulo R C da Silva - Gestor Ambiental.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário