Início

sexta-feira, 25 de abril de 2014

O que aconteceu???!!!... e Recicle o seu lixo.

Situações drásticas requer atitudes drásticas. O que aconteceu desde que iniciamos nossa luta para termos o prometido parque linear? NADA!!! É calamitoso admitir algo tão frustrante mas, o Poder Público não realizou o mínimo que a população esperava dele. O Projeto está aprovado e não vemos nenhuma movimentação para se realizar a implantação, com isso temos comprometido um quadro que até então não apresentava tantas dificuldades.
Quer ver algumas dificuldades?

A encosta do campo de futebol Unidos do Pq. São Rafael está totalmente ocupada por barracos que que se amontoam perigosamente em uma ribanceira muito inclinada, inclinação que por sí só já se torna uma área de risco... observe o deslizamento de terra após um dia chuvoso na foto seguinte.
 Deslizamento e do lado esquerdo parte da vegetação cortada para construção de mais barracos.









É um fim de semana, o jogo corre solto no campo que fica dentro da área destinada ao Parque Linear Cipoaba, crianças, jovens e adultos acompanham a pelada pois ainda é uma das poucas opções de lazer...

A supressão de parte da vegetação na encosta tira o pouco de sustentação que ainda existe para evitar a erosão do lugar... observe que há cortes na terra para as construções... quantas chuvas serão necessárias para que os barracos e até estas árvores já adultas que foram plantadas pela subprefeitura e pela comunidade continuem de pé?







Erosão em estado avançado compromete a estrutura do vestiário do time do Unidos. Observe que essa construção aproveitou a saída do esgoto (fossa) como apoio mas a erosão no local requer providências urgentes por parte da Defesa Civil.







As constantes águas lançadas na encosta juntamente com as chuvas causaram danos na estrutura (observe a falta de solo). Foi gasto aproximadamente 300 mil reais com infraestrutura no campo do Unidos e a comunidade espera que não se perca dinheiro público e nem tão pouco o lazer que o campo proporciona.
Placa com os dados de valores, construtora responsável pelo serviço executado, prazo de entrega e a referida área de lazer, guardado pela comunidade com todo o cuidado e carinho para mostrar que estamos acompanhando.
 






Essa construção em laranja, azul e branco é a Escola Estadual Isaac Schraiber, como se pode observar quase não à percebemos em meio a paisagem que foi gerada nesses últimos tempos.
Cabe aquela pergunta? Diga você mesmo...
O que aconteceu???!!!


O Posto de Saúde está cercado, O Campo de Futebol está cercado, A EMEI está cercada, A Ong Reciclar, o Telecentro e Biblioteca Comunitária estão cercados, também a Delegacia está cercada... e agora?... Essa demora gerará mais alguma coisa? O Poder Público ... quando irá se manifestar para nos trazer enfim O PARQUE LINEAR CIPOABA!



RECICLE O SEU LIXO.
Optar por produtos com menos embalagens e plantar temperos e chás em casa são atitudes sustentáveis que fazem a diferença no lar e no meio ambiente.
Olha só pessoal, são pequenas atitudes mas que causam um impacto enorme.
Segundo a Associação de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, 64 milhões de toneladas de lixo foram produzidas no Brasil em 2013 e 24 milhões delas não tiveram o descarte correto. Apesar do lixo ser um problema público, ele é gerado dentro de cada domicílio e por isso reciclar em casa, mesmo que seja pouca coisa, é uma atitude de impacto.
O que é necessário então se fazer:
O primeiro passo é ser um consumidor consciente e optar por produtos com menos embalagem ou comprar alimentos na zona cerealista e na feira, onde usam menos embalagens, são atitudes que contribuem com o meio ambiente e são mais baratas.
Plantar temperos e chás em casa também é outra atitude sustentável e que colabora com o orçamento. O passo seguinte é separar o lixo produzido. É simples, tem que separar resíduos secos e úmidos. Se o cidadão tiver esta disciplina e entregar nos pontos de coleta, já é uma grande iniciativa.
Quem mora em condomínio pode ir além, se juntar com os vizinhos e investir em uma composteira para os resíduos orgânicos, conhecida como minhocário. O processo é complexo e é preciso fazer o procedimento adequado para evitar o mau cheiro, então o ideal é procurar uma empresa especializada para instalar o equipamento e orientar os moradores.

COMO REDUZIR OS RESÍDUOS NO COTIDIANO.

Alimentos - Já parou para pensar quantas embalagens você leva para casa quando volta do supermercado? É muito papel, plástico, papelão, na maioria das vezes desnecessários. Algumas redes de supermercados têm ¨caixas verdes¨, nos quais você pode deixar as embalagens para serem recicladas.

Louça -  Sabia que as buchas de espuma demoram muito mais para serem recicladas do que as feitas de material vegetal ou as de palha de aço? Por isso, prefira as duas últimas, que fazem o mesmo trabalho e poluem menos o meio ambiente.

Banheiro - Este é um dos lugares que mais recebem o lixo não reciclável, como o papel higiênico. Experimente trocar os saquinhos plásticos do lixinho do banheiro por saquinhos feitos de jornal. É simples e não mistura plástico, que demora séculos para se deteriorar, com material não reciclável.

Papéis - Evite amassar os papéis que irão para o lixo. Rasgue em pedaços. Quando amassados, eles ocupam espaço, além de dar mais trabalho. Ajuda muito é ter em casa uma lixeira específica para reciclagem, de preferência com nichos para cada tipo de lixo: metal, papel, vidro e plástico.

Óleo de cozinha - Nem pense em jogar o óleo que sobra das frituras no ralo da pia. Além de causar entupimento, apenas um litro de óleo jogado no ralo polui um milhão de litros de água potável! Portanto, guarde os restos em garrafas e doe para instituições que darão descarte adequado aos resíduos.






 Postado por: Vinicius O. C. da Silva - Aluno do Projeto
Coordenação: Paulo R. Cavalcanti da Silva - Gestor Ambiental. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário