Início

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vinicius... etc...etc... por ele mesmo!


DEIXA EU FALAR...  
DEIXA EU FALAR...
DEIXA EU FALAR P...!!!

Comunidade, alunos do projeto, entidade, universitários e partes interessadas discutem, debatem e avaliam o que aconteceu e se realizou no Cipoaba até o momento...
Enquanto isso... deixa eu falar... deixa eu falar... deixa eu falar p...!!!










No meu bairro tem muita igreja.

Falar de igreja geralmente gera muita polêmica.
Não consigo me ver como um religioso mas, tenho fé, creio em Deus e em princípios do cristianismo, no entanto, entendo que há coisas aproveitáveis em todas as religiões.
Tenho notado o crescimento dos evangélicos mas, também tenho visto sua entrada na política e com isso o surgimento dos escândalos. Coisas que eles deveriam abominar são os escândalos.
A corrida por dinheiro e poder também se faz notar; jornais e redes sociais soltam pérolas desses distintos Srs. todos os dias.
Os católicos por sua vez sofrem com a estagnação da sua igreja e com crimes cometidos por padres pedófilos.
As igrejas evangélicas tem nomes diferentes umas das outras, se fosse nominar seria uma lista infindável. Já os católicos fica mais fácil citar um nome. Passo todos os dias em frente à igreja São Marcos, o caminho à escola me obriga a isso.
Estive lendo na net o que o atual papa (Francisco) disse para agradar e interagir com os brasileiros e a cúpula da igreja. O comentário do papa tratava de uma das decisões mais importantes para o início do papado - a escolha do nome. Ele revelou que tivera uma conversa com o brasileiro (Cardeal dom Claudio Hummes) e que essa conversa foi decisiva para a escolha do nome Francisco. Ele lhe dissera: ¨não esqueça dos pobres¨.¨Aquela palavra entrou na minha cabeça¨ disse o papa.
Se trazer isso pra cultura do futebol, foi uma tabelinha legal, né?
Não sei por que mas, esse novo papa me lembra outro papa (Woytila). E por que? Bom, ao lado da São Marcos há a vídeo locadora Ninja, lá pego filmes e jogos (bendito para todo o sempre seja o X BOX).
Tive a oportunidade de ver recentemente o filme Anjos e Demônios, um romance de ação e suspense que mostra os bastidores do vaticano. Essa igreja é milenar, domina e integra muito bem política e religião.
E o que é semelhante entre Woytila e Bergoglio? O poder de penetração nas massas.
A escolha de um papa argentino pode levar a igreja a tentar ampliar sua influência na América Latina. Olhando por esse lado, o vaticano aumentaria a pressão sobre o regime cubano e também seria opositor do avanço do populismo político na região, até por assim dizer, na própria Argentina.
E aí? Ora, seria algo parecido com o que aconteceu no Leste Europeu em 1978, quando escolheram o polonês Karol Woytila, intitulado João Paulo 2º, que ajudou a derrubar o Muro de Berlim.
É falar de religião é f... mas, ela não se sustenta por sí só, está atrelada a outros pilares.
Deixa eu continuar minha caminhada pela Aristides Ricardo, essa rua me conduz todos os dias à escola. Passar pela EMEI ainda é legal, o Posto de Saúde não quero comentar porque não é muito fácil falar sobre a saúde no meu país mas, como dizia meu finado amigo Tim Maia, o Brasil é o único país onde puta goza, cafetão tem ciúmes e traficante é viciado. Nosso amigo Tim lá no além poderia nesses últimos dias acrescentar mais algumas pérolas e completar: deputado homofóbico (Marco Feliciano) comanda comissão de Direitos Humanos e senador com fama de desmatador (Blairo Maggi) preside comissão de Meio Ambiente. Com todo o respeito mas, sabe como é...
Tô chegando à minha escola e as vezes não me sinto tão entrosado... por que?
Quando nos sentimos uma força pensante e crítica e nos deparamos com outra, duas coisas podem acontecer: ou nos tornamos amigos ou tentamos convencer esta outra força a aceitar nossas convicções. O mesmo acontece quando a brasa encontra outro pedaço de carvão: ou compartilha seu fogo com ele ou é sufocada por seu tamanho e acaba se extinguindo.
Não me considero um aluno exemplar, a preguiça quer ser uma companheira e isso já me causou alguns problemas, tenho coragem e
disposição mas, é sempre pra coisas que me dá prazer e satisfaz minhas aspirações. Analisar situações e observar o que se passa a minha volta é um dom e isso me leva a ler, praticar discussões e me posicionar politicamente.
Já tô na escola e não dá pra negar que ( alguns) professores lutam pra dar um ensino decente aos alunos. Lembra daquele filme ¨A Lista de Schindler¨, no qual o personagem da história lutava para salvar o maior número possível de judeus do extermínio nazista? No nível fundamental as professoras e professores lutam para salvar o máximo de crianças do baixo índice de desenvolvimento da educação básica. Lembro do Ideb porque passei por isso. Os governos precisam investir os 100% das verbas destinadas à educação porque estamos de maneira direta sentido os efeitos no secundário.
Voltar pra casa é bom... olhar as pessoas, o comércio, as construções e as invasões que cercaram minha escola e minha casa... lembra daqueles filmes antigos no qual os apaches faziam um círculo em volta do forte e ficavam dando voltas, cantando, dançando, gritando e esperando a hora certa de atacar... por sua vez os fortificados carregavam suas armas e também se preparavam para o embate! Pois é, acho que até a implantação do Parque Linear Cipoaba acontecer muitas águas vão rolar por esse moinho.
Mas quero ainda falar sobre esse projeto que é muito importante para o bem estar de todo um bairro. A Revitalização do Cipoaba envolve algo precioso para todos nós, o meio ambiente. Isso não está só ligado as margens do córrego mas, a todo o distrito. Promover o crescimento econômico atrelado à sustentabilidade, com o uso responsável dos recursos naturais para diminuir o impacto no meio ambiente, surge como principal desafio.
Olha só, imaginamos comércios alternativos que trabalhariam com produtos que causariam um menor impacto sobre o meio ambiente no Parque São Rafael, também seria discutido os equipamentos a serem implantados no Parque Linear para gerar melhor qualidade de vida aos futuros usuários e frequentadores. E por que isso?
De acordo com a WWF (organização não governamental), desde o final de 1970 a demanda da população mundial por recursos naturais é maior do que a capacidade do planeta em renová-los: atualmente utilizamos cerca de 50% a mais do que o que temos disponível. Esses dados, aliados ao crescimento econômico e à ascensão de mais da metade dos cidadãos brasileiros a classe média, aumentam a necessidade de delinear um novo padrão de desenvolvimento, que concilie os interesses das empresas, da sociedade e do meio ambiente. Diante desse quadro um profissional é necessário para desempenhar esse papel no âmbito de realizar diagnósticos e na criação de soluções técnico-científicas, voltadas para prevenção, proteção, conservação e para o uso sustentável do patrimônio natural, por tudo isso é que um Gestor Ambiental se encaixaria perfeitamente a essa nova realidade.
A última informação que obtive na subprefeitura sobre como seria a administração do parque é que um Administrador é responsável por isso e há um conselho gestor que colabora e ajuda a gerir. Há de se esperar que isso venha realmente acontecer e que possamos estar atentos e vigilantes a todos os processos de implantação que certamente ocorrerá por etapas.
Noto que nossa juventude não tem o espirito de luta de alguns idealistas que viveram e andaram nas mesmas ruas que andamos hoje, naquele tempo o sentimento era diferente, era destemido e lutador, não acomodado e descomprometido, sentimento esse causado pelo comodismo que a era digital proporciona.
Todos querem fazer barulho, querem protestar!
Hoje está fácil protestar. Mas as pessoas estão protestando pelas coisas mais importantes?
Campanha no facebook e confraternização de grupos atingidos pelas declarações do deputado presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara ( Marco Feliciano),(PSC-SP) não deram em nada! Cerca de 1,6 milhão de assinaturas virtuais colhidas na internet e pessoas nas ruas não impediram a posse de Renan Calheiros (PMDB-AL) como presidente do Senado. Mas veja que não pára por aí não, é protesto contra blogueira cubana (Yoni Sanches), é mobilização pelo direito de pedalar nas grandes cidades, é contra a usina de Belo Monte... e assim vai por aí a fora... passa-se algum tempo, entra outra notícia que gera motivação e o que era motivo de protesto muda de direção e o anterior já é esquecido!
Entendo que todo protesto tem que ter um significado. Olha só pessoal, o protesto político não é algo novo. No ano de 1789, os franceses se revoltaram contra a burguesia e promoveram a Queda da Bastilha, isso foi o início da Revolução Francesa. Em 1963 mais de 200 mil manifestantes se reuniram em Washigton (Estados Unidos) para conquistar a igualdade racial entre brancos e negros. A campanha das Diretas Já é exemplo de protesto entre brasileiros que surtiram bons resultados.
O sentimento ideológico do protesto parece ter perdido seu significado e a presença das redes sociais facilita o processo. Hoje se protesta cada vez mais, por coisas menores e cada vez menos por questões realmente importantes.
Cadê o engajamento em favor das causas que afligem verdadeiramente o povo pobre, como o caos na saúde, os altos impostos, tragédias das chuvas no sudeste ou as terríveis secas no nordeste?
A pergunta é: Por que? Modismo!
Por que tô falando tudo isso pessoal... em outras épocas as causas eram nobres e justificavam as lutas, as pessoas se engajavam realmente e as vitórias vinham.
A luta pela implantação do Parque Linear Cipoaba é justa e em nenhum momento nossas ações foram banalizadas pela utilização das ferramentas digitais então, vamos agregar mais, nossas ações são orquestradas e planejadas, vamos avançando com a chegada dos alunos universitários que vieram para somar nessa nova etapa.
Que salada farta de assuntos né? Se não me policiar fico disparando para todos os lados, é uma verdadeira metralhadora mas, a finalidade é uma só... gerar a vitória para o povo.
Vou parar por aqui afinal, tenho muito mais assuntos na minha cabeça que precisam sair... então... DEIXA EU FALAR P...!!!
Até a próxima...

Postado por: Vinícius de O.C. da Silva - aluno do projeto ¨Revitalização do Cipoaba¨.


DESMATAMENTO.

Alerta!   Alerta!   Alerta!

Perigo!   Perigo!  Perigo!

Em 6 (seis) meses o desmatamento cresce 27%.
Na Amazônia os alertas de desmatamento aumentaram 27% entre agosto do ano passado e fevereiro deste ano, o equivalente a uma área de 356,43Km², área maior do que a registrada no período anterior. Esses dados são do levantamento feito pelo satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Pará, Mato Grosso e Rondônia lideram a lista de alertas de desmatamento.

Foto pra ficar na história (visita à ETE Jesus Netto) no Ipiranga.
Trio de ferro: Vinícius, Felipe e Jezrrel.










Foto (visita à ETE Jesus Netto)
Clayton, Vinícius, Paulo Cavalcanti (Gestor Ambiental) e Jezrrel.










Por que estou postando essas fotos? 
Não é apenas por ser nostálgico ou similar mas, é porque sentir a falta de vocês dois no grupo de discussão deste mês (Felipe e Clayton). O tema do DESMATAMENTO estará em aberto pra próxima reunião e exijo vocês aqui... sei que estamos crescendo e coisas surgem em nossa vida à todo o momento mas, nosso sonho ainda está caminhando e é necessário determinação e afinco afinal, a luta continua companheiros!


Aqui sim é momento nostálgico - Saudades da turma - Aula de meio ambiente na Reciclar.


Postado por Jezrrel - aluno do projeto ¨Revitalização do Cipoaba¨.


ALIMENTO ORGÂNICO NA MERENDA ESCOLAR.

Em 2012, a Prefeitura recebeu R$ 72 milhões do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) para a compra de merenda escolar, segundo dados do governo federal.
O valor é significativo e por isso entendemos que há a necessidade de projetos que estimulem a produção de produtos orgânicos no município.
O PL (Projeto de Lei 447/2011) diz que a Prefeitura deverá optar por produtores localizados no município, quando houver igualdade de preços e de qualidade e prazo de entrega.
De acordo com o PL, o poder público poderá estabelecer critérios próprios para a certificação dos alimentos ou usar os estabelecidos na Lei Federal 10.831.
Segundo a justificativa do projeto, o objetivo da medida é estimular a produção de alimentos de origem orgânica na cidade. ¨´E uma forma de aumentar a demanda por esses alimentos, que encontram mercado em nicho restrito¨, diz o texto.
Vamos acompanhar de perto essa medida por parte do poder público municipal pois, entendemos que todos ganham nesse processo: produtores, alunos e principalmente o meio ambiente.

Postado por Caroline de Oliveira - aluna do projeto ¨Revitalização do Cipoaba¨.


FAVELAS: O MUNDO INTEIRO SOFRE COM O PROBLEMA.

Há cerca de 200 mil favelas ou assentamentos precários pelo mundo.
Em 2010, 827,6 milhões de pessoas viviam em favelas no mundo inteiro.
A África Subsaariana (Sul do Deserto do Saara) é a região que concentra a maior população vivendo em moradias precárias: 61,7% do total de habitantes. Na América Latina e Caribe, o percentual é de 23,5% do total.
A crise econômica nos países desenvolvidos fez a população que vive em condições precárias aumentar na Europa. A maior favela do continente hoje está na periferia de Madri, capital da Espanha: Cañada Real Galiana, com 44 mil habitantes.
Nos EUA, o jeito mais barato de viver é em ¨trailer-home¨. Há comunidades inteiras de baixa renda compostas por trailers.
Como podemos verificar não é apenas nós que sofremos com a situação habitacional...

Postado por Mauricio - aluno do projeto ¨Revitalização do Cipoaba¨.

Supervisão: Paulo Roberto Cavalcanti da Silva - Gestor Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário