Início

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

REVITALIZAÇÃO DO CIPOABA

Programa Córrego Limpo
O Córrego Limpo pretende despoluir 42 córregos da Capital, em um esforço que envolve a Secretaria de Estado de Saneamento e Energia e as Secretarias Municipais de Coordenação das Subprefeituras, de Infra-Estrutura Urbana, de Obras e Serviços e do Verde e do Meio Ambiente.
As ações prevêem 204 Km² de área inseridas no programa, beneficiando aproximadamente 2,4 milhões de pessoas, em um investimento de 200 milhões em sua primeira fase. A projeção para os próximos dez anos é que 300 córregos sejam despoluídos. O programa prevê aprimoramento na coleta de esgotos.
Cabe a Sabesp executar obras para ampliar as redes existentes, eliminar lançamentos clandestinos nos córregos e galerias pluviais e melhorar o sistema de envio de esgotos às estações de tratamento.
O trabalho das Subprefeituras de São Paulo é dar manutenção às margens e leitos dos córregos, assim como remover imóveis nos fundos de vale, que impedem a passagem das tubulações de esgotamento sanitário.
Nesse sentido, as Subprefeituras devem intensificar a atuação junto aos responsáveis para garantir a regularização da ligação de esgotos.
É de responsabilidade da Subprefeitura ainda a fiscalização, notificação e multa aos imóveis que, após fiscalização, sejam considerados irregulares ao fazer a ligação.
Segundo a Prefeitura o Cipoaba terá um investimento de 2,49 milhões, beneficiará  cerca de 39 mil pessoas distribuídas em uma área de 2,6 Km².
O objetivo é ampliar e melhorar o sistema de coleta e o afastamento dos esgotos com a instalação de mais coletores-tronco ( rio das Pedras e Sapopemba ), novas redes coletoras de esgoto, novas ligações de esgoto, criação de acesso para a implantação dos coletores-tronco e a ampliação do Parque Linear. Isso reduzirá a Demanda Química de Oxigênio (DQO) que atualmente alcança 112 mg/litro. Esse projeto é reivindicado há mais de 30 anos pelos moradores.
Fonte: WWW.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=22140

Nenhum comentário:

Postar um comentário